Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!
No mês de julho é comemorado o Dia do Homem e, em agosto, o Dia dos Pais. No Brasil, segundo dados do DATASUS, em 2014, 68% dos óbitos ocorridos no País na faixa etária de 20 a 59 anos, foram de homens. A maior proporção desses óbitos entre os homens ocorreu na faixa etária de 50 a 59 anos (38%). Os homens vivem em média 7,1 anos menos do que as mulheres, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2016, a expectativa de vida da população masculina chegou a 72,2 anos enquanto a feminina atingiu 79,3. O sexo masculino também representa mais da metade das internações no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ministério da Saúde implementou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Um dos principais objetivos é promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade singular masculina e propiciar um melhor acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS). É fundamental que os homens se conscientizem sobre a importância de se cuidar.
A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir estes agravos evitáveis. A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. É preciso prestar atenção ao corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. O cuidado deve ser diário. Mudanças de hábitos alimentares, com menos alimentos gordurosos e ultra processados são fundamentais. Evitar estes comportamentos de risco é a chave para uma vida mais longa e saudável.
Confira as dicas do Ministério da Saúde para que os homens vivam mais e melhor:
- Procurar os serviços de saúde não apenas quando estiver com uma doença, mas para se prevenir.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas.
- Ter uma alimentação adequada e saudável.
- Praticar exercícios físicos regularmente.
- Conversar sobre problemas e preocupações com a (o) parceira (o), familiares, amigos, profissional de saúde.
- Pedir ajuda quando se sentir sobrecarregado por alguma situação de estresse.
- Manter a carteira de vacina atualizada.
- Utilizar preservativo nas relações sexuais.
- Evitar o cigarro.
- Realizar consulta com o dentista regularmente.
- Realizar exames de rotina periodicamente.
- Cultivar bons hábitos de higiene pessoal.