Lesões do ligamento Cruzado Posterior

LCP é a abreviação de ligamento cruzado posterior, uma tira resistente de tecido fibroso que tem como função ligar ossos.O LCP, assim como o LCA, é um dos quatro principais ligamentos internos do joelho e trabalha em conjunto com o LCA (ligamento cruzado anterior) ligando o osso da coxa (fêmur) e o osso maior da perna (tíbia).

O LCP opera como estabilizador primário do joelho e também é o responsável pelo movimento da tíbia para trás. É constituído de duas faixas inseparáveis de tecido fibroso. A anterolateral fica tensionada quando o joelho está dobrado e a posteromedial, quando o joelho está esticado.
Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

Porque cruzado?
As duas faixas cruzam-se entre si no meio do joelho, em forma de “X”, daí o nome ‘cruzado’. Dessa forma, o LCP impede a rotação posterior da tíbia em relação ao fêmur (conhecida como gaveta posterior) e ajuda a prevenir a rotação externa da tíbia.

Como ocorre a lesão do LCP?

A causa mais comum da lesão do LCP é o impacto direto na parte frontal da tíbia, principalmente quando o joelho está dobrado em 90°. Geralmente, esse tipo de trauma frontal acontece praticando um esporte ou num acidente de carro.


Outras causas de lesão do LCP:
Queda com o joelho hiperfletido (quando a canela está grudada à coxa)
Entorse com o joelho hiperestendido (quando a perna está tão estendida que o joelho fica recuado para trás)
Joelho varo (pernas arqueadas, com joelhos afastados entre si)
Joelho valgo (desalinhamento das pernas, com os joelhos virados para dentro e os pés, para fora). Neste caso é comum que a lesão do posterior acompanhe a lesão do ligamento cruzado anterior.
Quando ocorre qualquer lesão do LCP, podem acontecer lesões em outras partes do joelho, como meniscos e cartilagem.

Importante saber:
A incidência de lesão do cruzado posterior (LCP) é menor do que a do anterior (LCA). Isto porque o ligamento posterior tem maior espessura e resistência e, o mecanismo de trauma também é diferente nas duas lesões.

Fabiano Alves
Fisioterapeuta do grupo do joelho Pucc e Ômega Reabilitação Avançada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *